Resenha | A Bela e a Fera, de Elizabeth Rudnick

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Escritora: Elizabeth Rudnick
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 204


Sinopse: "Bela deseja para sua vida muito mais do que a pequena cidade provinciana de Villeneuve pode oferecer. Lá, ela se destaca da multidão com um ponto de vista único, uma independência vigorosa e um notável amor pelos livros. Ela anseia por viagens e aventuras, e por uma vida tão empolgante quanto as histórias que lê, mas, quando seu amado pai é aprisionado por uma fera em um castelo encantado, o destino de Bela muda para sempre. Ao arriscar sua liberdade e seu futuro, ela assume o lugar do pai, jurando-lhe que escaparia em segredo. No entanto, conforme aprende mais sobre a Fera e seu misterioso castelo, Bela descobre que pode haver mais sobre a história dele – e sobre a sua própria – do que ela jamais poderia ter imaginado."


Falar de um clássico é tão difícil quanto falar de uma continuação. "A Bela e a Fera" é uma das histórias mais lindas que já existiu e garanto que muitos (ou talvez todo mundo) já conheça essa linda história.

Um resumo para quem ainda não conhece "a Bela e a Fera": Bela vivia em uma pequena cidade no interior da França junto com seu pai, Maurice. Ela era julgada como a "esquisita" da sociedade, pois ela sabia ler e esse ato da leitura era apenas indicado para os meninos na escola. Sempre que alguém encontrava Bela, ela estava com um livro em mãos e sempre "viajando" para um mundo diferente (o que o livro é sempre capaz de nos proporcionar).

"A verdade é que ela tinha mais prazer em ler do que ter conversas banais e tediosas - queria era viajar para terras distantes e viver aventuras magníficas, ainda que apenas nas páginas de seus livros favoritos." (pág. 19)

Quando seu pai sai junto com o cavalo Phillipe para a floresta para uma entrega de caixinhas musicais, Bela continua no vilarejo e fazendo atividades domésticas para não ficar preocupada com seu pai até a sua volta. Porém, tudo muda quando o cavalo retorna eufórico sem Maurice e Bela percebe que algo de ruim aconteceu ao seu pai. Montando no cavalo, Bela parte para dentro da floresta a procura de Maurice e é nessa busca que ela se depara com um castelo e com uma Fera.

Bela mantem-se trancada no lugar de seu amado pai para ocasionar sua liberdade, mas talvez haja um preço alto para ser pago além dela viver trancafiada para sempre em uma sela por determinação de uma Fera. Mas com sua ousadia e carisma, Bela irá fazer com que Fera abra seu coração, assim como Bela irá descobrir o verdadeiro amor além da aparência.


Nem preciso dizer o porque sou apaixonada por essa história, não é mesmo? Ver o amor além das aparências; mesmo com as diferenças, tratar todos de forma igual; incentivar a leitura ao próximo. Bela é uma das melhores personagens literárias e que representa muitas leitoras hoje em dia: que se sente diferente do mundo simplesmente por ter o hábito da leitura. Acho que todas nós, leitoras, temos um pouco de Bela dentro de nós.

Além de Bela ser uma das melhores personagens, também é uma das mais bondosas com um coração gigantesco. Bela não pensa apenas nela, ela pensa também no sentimento das pessoas que estão a sua volta e procura sempre ajudar o próximo e é perceptível o quanto ela tenta isso e tenta mostrar o mundo para a Fera.

"As pessoas que falam pelas costas dos outros, estão destinadas a permanecer ali. Atrás da pessoa de quem fala mal. E jamais vão alcançá-la." (pág. 35)

"A Bela e a Fera" sempre conquistou meu coração e após a leitura, conquistou ainda mais. Eu sou fã da Disney e sou apaixonada por todos os contos de fadas que a mesma apresenta, mas não sei, essa história me conquista de uma forma indescritível. E ler esse livro foi como assistir novamente ao filme: lembrar as cenas, imaginar os personagens... Foi perfeitamente igual, exceto a parte do musical que o filme apresenta.

Mesmo que você já conheça a história, aventure-se novamente nesse mundo mágico. É um livro com uma narrativa em terceira pessoa, uma leitura rápida com capítulos curtos. Você irá se apaixonar um pouco mais pela história de "a Bela e a Fera".

"Pessoas dizem muitas coisas quando estão com raiva. É nossa escolha dar ouvidos ou não." (pág. 102)

Avaliação: ♥♥♥♥ 
*Livro cedido em parceria com a Editora.

7 comentários

  1. Eu quero mesmo ler esta história! É claro, já sou apaixonada por esta história, e posso dizer que está entre as minhas favoritas porque como você disse: é uma história onde existe uma quebra de padrão porque o amor vai muito além das aparências. E o melhor todo leitor tem um pouco da Bela, isso foi a melhor referência que já encontrei em toda a minha vida. Adorei sua resenha!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico completamente feliz em ler um comentário tão positivo quanto o seu! <3 E realmente, todo leitor tem um pouco de Bela e deve ser por isso que todos se identificam com essa emocionante estória.

      Excluir
  2. Oii.
    Quero muito esse livro. Amo "A Bela e a Fera". Gostei do filme e fiquei querendo muiiiiito ler esse livro.
    Além da capa que é linda, li algumas críticas positivas que me deixaram com mais vontade ainda.
    Ami o seu post.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já gostou do filme, garanto que vai adorar ainda mais o livro! Ele retrata muita coisa e você começa a lembrar das cenas que assistiu. Vale a pena!

      Fico feliz que tenha gostado <3 Beijos.

      Excluir
  3. Fico feliz que tenha gostado <3 E a edição da Zahar está maravilhosa também. Espero que assista ao filme e leia esse livro, e goste bastante também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei essa resenha,mas só achei que poderia ter falado mais sobre o autor,pois não nem o nome do autor,da editora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback :) Geralmente em minhas resenhas, opto em falar mais sobre a obra e minha emoção com a mesma. Mas levarei em consideração.

      Excluir