Resenha | Desintegrados, de Neal Shusterman

domingo, 16 de abril de 2017

Escritor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416

SKOOB

Sinopse: "A Fragmentação tornou-se um grande negócio com poderosos interesses políticos e corporativos em jogo. O governo não quer apenas continuar com ela, como também expandi-la. Cam foi feito inteiramente com as melhores partes de fragmentados e, tecnicamente, ele é um garoto que não existe. Um verdadeiro Frankstein do futuro, que luta para encontrar sua identidade e se questiona se um ser como ele pode ter alma. Quando as ações de um sádico caçador de recompensas ameaçam a causa de Connor, Lev e Risa, o destino de um deles é ligado ao de Cam. A aguardada sequência de Fragmentados desafia a suposição de onde começa e termina a vida e o que realmente significa viver."

"Desintegrados" é o segundo livro da série Fragmentados. Nesse livro nós somos apresentados a novos personagens que seriam fragmentados, mas com a ajuda de Connor têm seu futuro mudado.

Para quem não leu "fragmentados" o livro tem uma abordagem política e até mesmo religiosa se analisada extremamente. No primeiro livro narra como as pessoas fugiram da fragmentação. Já nessa continuação, novos membros aparecem, há subordinação, cuidado e até mesmo "criação" de uma pessoa.
"Palavras não podem te ferir. O que, aliás, é uma das mentiras mais criminosas repetidas pelos adultos conta as crianças deste mundo. Pois palavras podem machucar muito mais do que qualquer golpe físico." (pág. 17)
O que seria essa "criação"? Seria Cam. Cada parte do corpo de Cam é de um fragmentário, é como um recém nascido aprendendo sobre a vida. O único problema são as pessoas que o ensinam o que é certo ou não.



Um livro repleto de reviravoltas, mistério, adrenalina, traição e tudo mais. Cada capítulo finalizado deixa o leitor apreensivo para o próximo e repleto de ansiedade para o que ocorrerá a seguir.
"Sim, estou com medo. Muito medo. Mas, quando você acredita que tudo vai ficar bem, pode apreciar o medo. Pode usá-lo pra te ajudar em vez de deixar que ele te machuque." (pág. 46)
Como eu disse na resenha anterior (leia a resenha de "fragmentados"): o primeiro livro terminou e eu não vi a necessidade de uma continuação. Agora, após finalizar "desintegrados", percebi o preenchimento de algumas lacunas que não havia percebido e o final deixou bem aberto que haverá continuação. O que será que nos reserva?

Enfim, leiam essa distopia. Eu, sinceramente, não apostava que o enredo me surpreenderia tanto como surpreendeu. Então, se surpreenda também e torça para os personagens sobreviverem a terrível fragmentação.

MAIS QUOTES
"Todo mundo sente como se fosse o único a ser do jeito que é, não? Isso não me torna diferente de ninguém." (pág. 144)
"Quando você vive a vida sem se questionar, está despreparado para os questionamentos quando eles surgem. Você sente raiva e não tem a menor habilidade para lidar com essa raiva." (pág. 209)
"Ou as coisas acontecem por uma razão, ou acontecem sem razão nenhuma. Ou a vida de alguém é um fio em uma gloriosa tapeçaria ou a humanidade é apenas um nó desesperadamente emaranhado." (pág. 391)
Avaliação: ♥♥♥♥
*livro cedido em parceria com a Novo Conceito.

13 comentários

  1. Fiquei feliz em saber que posso terminar de ler Fragmentados e esquecer a continuação sem medo de ser feliz hahhahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu amei o livro anterior e achei super original, espero que este me agrade também.

    Feliz Páscoa.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente irá sim. Espero que se surpreenda tanto quanto me surpreendi.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi!
    Li Fragmentados e foi uma das melhores distopias que li ano passado.
    Gostaria de ler essa continuação, parece que traz mais alguns esclarecimentos.
    Desejo uma ótima semana!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fragmentados realmente foi uma surpresa. Garanto que você vai gostar tanto de Desintegrados quanto do primeiro :D

      Excluir
  4. Eu amei Fragmentados, mas confesso que não curti muito esses novos personagens, mas Cam de fato é uma figura intrigante. E assim como vc eu tb achava que não precisava de continuação, como a gente se enganou rsrsrrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que gostei, mas não tanto quanto do primeiro rs. A gente sempre se engana com os autores, não é? Fomos surpreendidas haha.

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Quero muito ler o primeiro livro, então li sua resenha só meio por cima para não pegar spoiler, hahaha. Que bom que a obra te surpreendeu!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento o máximo não dar spoiler na resenha, mas às vezes pode acontecer rs. Espero que a obra te surpreenda também!

      Beijos.

      Excluir
  6. Adorei os quotes. Ainda não li essa série, mas essa é a segunda resenha que leio e gostei bastante.. cada vez fico com mais vontade de ler :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir