Resenha | Branco como a neve, de Salla Simukka

quinta-feira, 23 de março de 2017

Escritora: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208

SKOOB

Sinopse: "Recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias... e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha. Não desta vez."


"Branco como a neve" é o segundo livro da trilogia Branca de Neve, sendo o primeiro livro "vermelho como o sangue" (resenha).

Falar sobre um segundo livro de trilogia/duologia/série é algo realmente difícil. Após todos os acontecimentos em "vermelho como sangue", Lumikki viaja para Praga. É a sua chance de se livrar de Finlândia e deixar para trás tudo o que aconteceu, tudo que presenciou. Tudo que Lumikki deseja é ser uma garota normal.
"Algum dia conhecemos realmente as pessoas? Mesmo aquelas que são próximas a nós?" (pág. 17)
A vida de Lumikki começa novamente a mudar quando ela conhece Zelenka: uma jovem repleta de mistérios e que lhe diz coisas que a faz pensar que viveu uma mentira durante toda a sua vida. Ela revela um segredo à Lumikki: acredita ser sua irmã. Como seria possível? Então não demora muito para ela sentir-se envolvida com a garota e a fazer parte de seu mundo.

O que Lumikki não sabe é que ela irá enfrentar novos problemas em Praga. Fugir da máfia não foi o suficiente. Agora Lumikki enfrentará uma seita secreta e só terá uma chance para salvar vidas.


Quando finalizei "vermelho como o sangue" eu havia dito que caso não houvesse continuação, tudo bem, pois o final foi bem explicativo. Em "branco como a neve" não foi diferente. Todos os acontecimentos se desenvolveram e foram bem explicativos em todo o livro. Sei que ainda há mais um livro (Preto Como o Ébano - ainda nada sobre lançamento aqui no Brasil), e eu me pergunto o que Salla irá nos apresentar.

É possível perceber a diferença que a personagem apresentou no decorrer das estórias. No livro anterior, Lumikki era apenas uma garota inocente e que estava fugindo de problemas da máfia. Já nesse segundo livro da trilogia, Lumikki já sabia como lidar quando estava em uma situação de perigo fazendo com que fugisse com mais facilidade. Mostrou-se uma garota forte e capaz de enfrentar todos seus medos por aqueles que ela ama.
"Saudade era um sentimento com o qual era difícil viver em paz. Ela não pedia permissão. Não se importava com hora nem lugar. Era desmedida e exigente, gananciosa e egoísta. Ela turvava os pensamentos ou os tornava até demasiadamente claros, demasiadamente nítidos." (pág. 59)
Como o cenário do livro é narrado em Praga, somos apresentados também a outros personagens e de grande importância na estória. Mas assim como em "vermelho como o sangue", não consegui me apegar totalmente à eles, porém consegui gostar mais de Lumikki nesse segundo desenrolar da estória.

Assim como o livro anterior, continuo buscando respostas. Como o livro não apresentou total explicações, espero ao menos que o último solucione alguns problemas em aberto e tudo tenha um final digno.

Avaliação: ♥♥♥
*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.

10 comentários

  1. É a primeira que vejo falar desse livro, sinceramente. Não é do gênero, do tipo que eu me interesso, mas parece ser bem interessante. Acho ruim quando parece que o escritor está esquecendo de esclarecer algumas coisas na história, espero que isso não aconteça e você consiga as suas respostas.
    Não é um livro que eu compraria agora, mas nunca se sabe no futuro, não é? Até porque parece realmente ser interessante!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa trilogia realmente não é tão aclamada quanto outras, mas vale a pena dar uma chance. Estou ansiosa para o final da estória para saber o que o autor reservou para Lumikki rs Espero que quando você iniciar a leitura te agrade bastante.

      Excluir
  2. Oiee! Eu li o primeiro apenas e tb achei que se não tivesse uma continuação não teria problema. Ainda vou ler o segundo e tb espero que a série seja bem finalizada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Até então não foi ruim a continuação, foi apenas ok rs. Espero que você goste do segundo. :D

      Beijos.

      Excluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar nem desse livro, nem do primeiro, mas gostei bastante da história e o fato de o autor esclarecer tudo me chama atenção também, ninguém merece quando algo não fica concluído, né?
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas ficaram em aberto, mas até então, ok. A estória é interessante e o desenrolar também. Espero que você leia e te cative.

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá,
    Eu também recebi esse livro da editora e assim que der vou ler ele. Mas preciso ler o anterior antes hehe. Achei legal saber que mesmo sendo uma trilogia os livros tem histórias com começo meio e fim, assim se nunca mais publicarem os outros a gente não fica no vácuo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você curta a leitura. No começo achei que não iria gostar, mas até me cativou de alguma forma rs.

      Excluir
  5. Oii.
    Quero muito ler esses livros, gosto da capa deles.
    Amei a sua resenha... Irei colocar uma estrela no nome desse livro na minha lista para ler logo.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são lindas mesmo!
      Oba! Fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela te ajudou a aumentar sua wishlist haha

      Beijos.

      Excluir