Resenha | As coisas que eu aprendi depois que eu morri, de Victoria Ribeiro

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Escritora: Victoria Ribeiro
Editora: Amazon
Páginas: 243

SKOOB

Sinopse: "Pense na sua vida. Pense em quem você é.
Pense em todos aqueles que você conhece e ama.
Pense no que você já viveu e ainda quer viver, e em todos os bons momentos.
Pense sobre tudo isso.
E agora… destrua.
   A Terceira Guerra Mundial extinguiu o mundo que conhecemos atualmente. Não há mais governos, dinheiro, eletricidade ou cidades como as que conhecíamos. A humanidade foi praticamente dizimada e, em meio a bombas nucleares e armas biológicas, a Nova Era se instalou e substituiu, sem volta, nossa realidade.
   Perdidos e separados pelos eventos catastróficos, Mariana e Bernardo costumavam viver uma vida normal antes do apocalipse. Eram jovens que viviam na maior região metropolitana do Brasil, São Paulo, e nunca imaginariam que suas vidas seriam viradas de cabeça para baixo tão rapidamente. No começo da guerra, Mariana e sua família vão para o interior, enquanto Bernardo permanece com sua família na capital.
   Entretanto, o Brasil é desolado e exterminado por pequenos bombardeios e armas biológicas, enquanto o mundo perde o último fio de compaixão e as nações se destroem completamente. 

   Agora, após a guerra, Mariana precisa voltar para Bernardo, precisa voltar para a capital, mesmo que não haja mais capital alguma. Por outro lado, Bernardo descobre-se infectado pela arma biológica e é levado para longe do ponto de encontro. Os dois precisam se reencontrar. Precisam resgatar o mínimo de sanidade possível. Precisam ter algum resquício do que era a vida antes de tudo. Afinal de contas, depois de tantas perdas, os dois só podem confiar que, um dia, irão se reencontrar no ponto marcado – a antiga escola de Mariana.
   Acompanhados do leitor, os dois buscam ensinar tudo o que aprenderam com a guerra e tudo o que aprenderam depois que tudo morreu. Toda a sua vida precisa ser revista. Você aproveitou tudo mesmo? Quem você realmente é? Tem certeza de suas respostas? Pense na sua vida.
E pense novamente.
E de novo.
E agora destrua.
Seja bem-vindo à Nova Era; à morte."


"Isso é o que resta do mundo agora: amor. Sinceramente, não é muito. Não chega nem perto do suficiente, é quase nada." (p. 44 - ebook)
Antes de tudo: você já imaginou como seria uma Terceira Guerra Mundial e ainda por cima aqui no Brasil? Já imaginou como seria o desespero sabendo tudo o que ocorreu nas guerras anteriores? É isso que o livro aborda.

São Paulo está destruída. Houve uma Terceira Guerra e não resta quase nada. Algumas pessoas estão infectadas; outras morrendo; as únicas que sobreviveram lutam pela sua vida e procuram comunidades para manter-se vivo, alimentar-se, pois não sabe quanto tempo isso ainda poderá levar.
"O momento em que alguém se importa é sempre um grande momento. Humanidade deveria ser a nossa simples obrigação, mas é tão raro que quando acontece a gente quase cai em lágrimas. Mas quem somos nós pra definir o que é uma humanidade, não é?" (p. 179 - ebook)
Em "as coisas que eu aprendi depois que eu morri" vai contar a trajetória de Mariana em busca por Bernado nesse mundo caótico. Ela não sabe se ele sobreviveu à Guerra, não sabe onde ele está, mas eles tinham um ponto de encontro antes dessa devastação.
"Acredite no amor pelo o que você sentiu, e não pelo o que já viu." (p. 339 - ebook)
"Amor não é quando alguém faz alguma coisa. Amor nunca é, essa coisa só existe, e a única pessoa que sabe quando é verdadeiro é quem o sente porque amor não dá pra se provar." (p. 495 - ebook)
Os capítulos são narrados no ponto de vista tanto de Mariana quanto de Bernado. Podemos sentir o que cada um está passando nesses dias difíceis e o medo de não sobreviver e não se reencontrarem novamente.
"Você não tem certeza de nada nessa vida. O que quer que você pensa que sabe, pense duas vezes." (p. 1918 - ebook)
Não vou dizer que a Mariana ou o Bernado são os únicos personagens principais do livro porque não são. O "amigo imaginário" também. E sabe quem é esse amigo? Você. Isso, você mesmo. O leitor. Victoria fez um trabalho incrível colocando o leitor como parte de um personagem e eu adorei a experiência!

Além do mais, o livro não fica apenas sobre como tudo ocorreu. Ele também nos trás grandes lições como autoconhecimento, aceitação e até mesmo sobre o amor. Há muito o que aprender com esse livro. Um livro completamente intenso e recheado de reflexões.
"Eu já falei e vou repetir: coisas pequenas importam. Elas importam mais do que os planos maiores. Detalhes importam mais do que os grandes atos." (p. 2026 - ebook)
A escrita de Victoria é bem leve, mesmo abordando assuntos pesados. Me identifiquei muitas vezes com os personagens e desejei que tudo fosse diferente. O livro me prendeu, me emocionou, me fez refletir sobre tudo. É um livro que vale a pena ser lido e garanto que Bernado e Mariana também irão conquistar o seu coração!
"Sensação de amar alguém: você quer protege-lo de todo o mundo. Mas a única forma de proteger alguém do mundo é fazê-lo esquecer que ele existe." (p. 2923 - ebook)
*O e-book foi cedido em parceria com a autora, mas você pode comprá-lo aqui: Amazon.

Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

10 comentários

  1. Uau,que história incrível!
    Estou fazendo um desafio na qual a história precisa se passar em uma guerra e já escolhi este para o tema.
    Fiquei curiosa para saber se eles conseguirão se encontrar e se Bernardo conseguirá sobreviver.
    Muito boa a resenha!

    Um super beijo

    http://www.livrosemcontexto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz que a resenha tenha ajudado com seu desafio <3 Com certeza você vai gostar. Eu achei incrível a forma como a Victoria narrou tudo. Depois me conta? :D

      Obrigada. <3 Beijos.

      Excluir
  2. Olá, que livro interessante!!! Ainda não conhecia mais sua resenha me deixou com certa curiosidade pela história.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super interessante! Com certeza vale a leitura. Fico feliz que tenha gostado da resenha <3

      Excluir
  3. Nossa, adorei a resenha! Como você disse, ele trouxe vários ensinamentos, percebi isso nos trechos que você colocou. Amei! Parabéns pela resenha! Fiquei curiosa com a leitura!
    Beijos,
    Winny.
    www.mundodawinny.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trechos são ótimos, não é? Fiquei fascinada com a forma que tudo ocorreu e como a Victoria relatou.

      Obrigada <333 Beijos.

      Excluir
  4. Olá,
    Não conhecia a história, mas gostei muito do livro. É tão bom quando o livro trás muitas coisas para nós mesmos pensar.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo mesmo. É tão bom refletir sobre algumas coisas e esse livro é perfeito para isso. Espero que um dia leia e goste tanto quanto gostei :D

      Beijos e um bom final de semana para ti também.

      Excluir
  5. Olá eu não conheço esse livro mas me interessei gosto de livros que me faça refletir , que me de vontade que me interessa , fiquei imaginando se acontecesse uma 3 guerra mundial poxa ... a sua resenha está maravilhosa bjs e seguindo seu blog :) ... tbm .
    http://jesscastrojc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O que mais me chamou atenção nesse livro foi isso: o fato de ocorrer uma terceira guerra. É um livro ótimo, vale a pena.

      E obrigada. <3 Beijos.

      Excluir