Resenha | A fúria e a aurora, de Renée Ahdieh

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Escritor: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336

Sinopse: "Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. 

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto."

Ebook: "Essas verdades, não importa quão duras, precisam ser ditas." (p. 353)
Sabe quando você quer muito ler algo e está completamente apaixonada pela capa, mas quando começa a leitura... pff! Vem o desapontamento? Então, infelizmente A Fúria e a Aurora foi o que aconteceu comigo.

Bom, vou começar a resenha dizendo que A Fúria e a Aurora é uma releitura de um famoso livro: As Mil e Uma Noites (que na verdade, eu nunca li). Ele trata sobre a vida da personagem Sherazade que estava em busca de vingança após a morte de sua melhor amiga.
Ebook: "Pois o deslumbramento de um primeiro amor jamais é suplantado." (p. 930)
Ebook: "Amor é a força mais poderosa. Por amor, as pessoas pensam no inconcebível... e muitas fazem o impossível. Eu não menosprezaria seu poder." (p. 1131)
Ok, vamos começar bem do comecinho. A estória acontece na cidade de Khorasan que é governada por Khalid - um jovem rei de apenas 18 anos. Ele é conhecido como mostro porque ele casa todas as noites e na manhã seguinte sua mulher é degolada. A última a morrer foi a melhor amiga de Sherazade - Shiva -, então ela está em busca de vingança por sua melhor amiga e todas as garotas mortas por Khalid.
Ebook: "Sou jovem e, por isso, sei que as minhas palavras têm pouco peso no mundo, mas sei o suficiente para entender que você não pode controlar as ações dos outros. Só pode controlar o que faz consigo mesmo depois." (p. 1926)
Ebook: "Você tem um riso lindo. Como a promessa de um amanhã." (p. 2208)
Sherazade nunca teve um plano, então achou que não sobreviveria para vingar-se, porém, noite após noite e ela não foi degolada. Isso deve-se ao sentimento que Khalid desenvolveu por ela. Porém tudo muda para ela também: ela passa enxergar os medos dele até descobrir o que levou o mesmo a fazer isso com todas as garotas. Ela não pode apaixonar-se por um monstro, mas também é apaixonada por Tariq. Como ela irá enfrentar seu maior inimigo se não consegue enfrentar seus sentimentos?
Ebook: "Quando você encontra aquele que faz sorrir como nunca sorriu antes, chorar como nunca chorou antes... não há nada a fazer senão se render." (p. 2897)
Ebook: "Algumas coisas existem em nossa vida apenas por um breve instante. E nós as devemos deixar seguir para iluminar outro céu." (p. 4058)
Os capítulos são narrados em terceira pessoa, revezando entre Sherazade, Khalid e Tariq. Eu demorei muito para me prender na leitura. Na verdade, foram apenas em algumas partes que consegui me prender, principalmente os últimos três capítulos. Finalizei o livro e não consigo decidir meu sentimento pelos personagens. Não sei dizer se me identifiquei com algum ou não, infelizmente. A premissa do livro é tão interessante, que achei que seria um dos melhores livros, mas a escrita foi cansativa demais para mim. Levei quase 10 dias para finalizá-lo. Pensei em desistir, mas persisti até o fim. 

Ele terá continuação e isso fica bem claro no final do livro. Não sei se irei ler, mas, quem sabe?! Mas se você já leu e gostou de As Mil e Uma Noites, com certeza vai gostar desse livro. Se curte um romance, com uma pitadinha de drama e ficção, esse livro é indicado para você.
Ebook: "Porque você a ama e nós lutamos para proteger aqueles que amamos." (p. 4475)
Avaliação: ♥ ♥

13 comentários

  1. É tão ruim quando gostamos da capa, da sinopse e de tudo o que o livro nos passa, mas quando começamos a leitura... O tapa na cara surge. Uma pena que você não tenha gostado.
    Eu realmente não tenho interesse para lê-lo.

    Te mandei um e-mail, você recebeu?
    Beijos,
    Naty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é mesmo. :( Fiquei tão chateada após a leitura que olha... Sempre lendo coisas positivas, mas infelizmente não foi bom para mim.

      Eu ainda não acessei meus e-mails (confesso que sempre esqueço rs). Irei te responder ainda hoje. :D

      Beijos.

      Excluir
  2. Oieee!

    Odeio quando leio um livro e ele não transmite a emoção esperada. Aconteceu comigo quando li A Garota que Você Deixou para trás, demorei muito para embalar a leitura....

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também demorei um pouco para embalar em A Garota que Você Deixou para Trás, porém eu gostei da leitura no final rs.

      Beijos.

      Excluir
  3. Apesar da impressão não tão positiva eu gostei bastante da premissa do livro, a capa também é linda! Aliás, suas fotos ficaram perfeitas!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa é ótima e a capa é muito linda mesmo! Espero que você curta a leitura. E obrigada! :D

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi!
    olho pra esse livro e vem um sono.... hahah parece ser meio massante mesmo. Gostei da resenha!
    Abraço
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu senti um sono conforme eu lia esse livro rs. Pensei em desistir, mas persisti até o final haha.

      Obrigada! :D Abraço.

      Excluir
  5. É uma pena que você não gostou do livro :( Eu achei ele muito bom. Na verdade, gostei bastante da história e achei que o livro foi um dos melhores que já ali esse ano. Eu me apaixonei por ele ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo :( pois após vários comentários positivos sobre o mesmo, eu estava cheia de expectativa, mas, infelizmente, não foi o que aconteceu comigo.

      Beijos.

      Excluir
  6. Agora fiquei na dúvida se leio ou não. Eu gostei da capa e da sinopse logo de cara, mas depois dessa resenha não sei se quero mais lê-lo :-(. Parece que é mais um livro que todo mundo fala bem, mas no fim das contas não é tudo isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria arriscar. Independente da crítica negativa, eu li muitas positivas antes de iniciar a leitura. Talvez não foi agradável para mim, mas pode ser ótima para você. :D

      Excluir
  7. Agora fiquei na dúvida se leio ou não. Eu gostei da capa e da sinopse logo de cara, mas depois dessa resenha não sei se quero mais lê-lo :-(. Parece que é mais um livro que todo mundo fala bem, mas no fim das contas não é tudo isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir