Resenha | Como se apaixonar, de Cecelia Ahern

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

 Escritora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Sinopse: "Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de se casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.
Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.
Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?
"Os livros eram minhas bíblias, meu auxílio para resolver problemas quando eu mesma estava perdida." (pág. 14) 

Quando você lê o título logo pensa: "como um casal irá se apaixonar", mas vai além disso. Mostra como se apaixonar pela vida, pelas pequenas coisas.

Como se Apaixonar narra a história de Adam e Christine. Christine é uma mulher casada com Barry há um ano, mas não sente-se tão feliz com o relacionamento e pensa várias formas de como mudar, ou seria melhor terminar? Trabalha com recrutamento e coleciona livros de auto ajuda; Adam namora com Maria e trabalha pilotando helicópteros, mas está afastado do cargo pois está administrando a empresa do seu pai que está no hospital muito doente. Porém a vida dele está prestes a mudar quando decide fazer uma surpresa para a namorada.
"Mas tenho uma teoria sobre o amor. Acho que, não importa quão bons sejam, alguns amores não estão destinados a durar para sempre." (pág. 107)
Christine é uma pessoa que faz com que todos pensem positivo. Ela tenta ajudar todos, acha que seu trabalho vai além de recrutar pessoas. E uma certa noite, ela estava passando por um prédio abandonado quando conheceu Simon - que estava tentando se matar. Claro, ela fica horrorizada com a cena e tenta ajudá-lo a parar com aquilo. Será que ela vai conseguir?

No mesmo dia, Christine vê um homem - Adam - querendo se jogar de uma ponte. Ela com seu instinto em ajudar, vai até ele e diz tudo que aprendeu com seus livros de auto ajuda. Ela consegue convence-lo, mas eles tem um acordo: se em duas semanas ela não convence-lo de que vale a pena viver, ele vai tentar novamente suicídio. 
"Eu acreditava que a maioria das coisas era possível se você tivesse força de vontade, mas também era realista: "a maioria" implica não todas as coisas." (pág. 161)
"Onde estaríamos sem amanhãs? O que teríamos em vez disso seriam hojes. E, se esse fosse o caso, com você, eu esperaria que hoje fosse o dia mais longo. Eu encheria o hoje de você, fazendo tudo o que sempre amei. Eu riria, falaria, ouviria e aprenderia, eu amaria, amaria, amaria. Faria todos os dias serem hoje e passaria todos com você, e nunca me preocuparia com o amanhã, quando não estaria com você. E, quando aquele temido amanhã chegar para nós, por favor, saiba que e não quis deixá-lo, ou ser deixada para trás, que cada momento que passei com você foram os melhores momentos da minha vida." (pág. 161)
E é assim que Adam e Christine se conhecem e muitas aventuras acontecem. Será que Christine irá convencer Adam de que a vida vale a pena? Que problemas podem ser revolvidos de outra maneira?

Como não se apaixonar por esse livro? Como não se sentir presa aos personagens? Como não rir e chorar lendo esse livro maravilhoso? Cecelia conseguiu fazer com humor e uma pitadinha de drama um livro incrível! Você realmente vai rir em grandes momentos pelo sarcasmo de Adam, mas também sentirá algumas lágrimas brotando com as revelações.


"(...)Você foi o meu guia da felicidade maravilhosamente original e sob medida. Você me mostrou que fazer coisas simples é tudo de que precisamos, desde que façamos isso com alguém que quer estar conosco." (pág. 334)
Como se Apaixonar é aquele típico livro que você não consegue parar de ler até saber o final - como foi meu caso que li em apenas dois dias! É uma história linda, engraçada e comovente. Você também vai se apaixonar após a leitura, acredite.
"A vida é uma série de momentos positivos. (...) Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles." (pág. 343)
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ()



2 comentários

  1. Olá!
    Desde o lançamento esse livro chamou minha atenção. A estória parece ser mesmo linda e comovente! Amei saber que gostou tanto! Me influenciou e já quero mesmoooo hahaha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nathália! Vale muito a pena a leitura. É viciante. Você não consegue parar até saber o final do livro. Leia mesmo! haha Beijos.

      Excluir