Resenha: Tempo de (im)perfeição, de Lilian Vaccaro

abril 21, 2018

Quantas vezes nos sentimos deslocados, com baixa estima, parecendo que não pertencemos a determinado grupo ou até mesmo na sociedade? Quantas vezes ouvimos “não” e precisamos lutar para reverter aquela situação e mostrar ao mundo do que somos capazes? Essa é a trajetória de Lilian, nossa personagem.

resenha


Em “tempo de imperfeição” vamos conhecer uma Lilian adolescente, completamente sonhadora, lutadora e com pais completamente rigorosos e que sua vida era resumida apenas aos estudos, passar em uma excelente faculdade e conviver com sua melhor amiga.

resenha
No dia da formatura do colegial, seus pais foram convencidos de deixarem que ela participasse e aproveitasse este momento único da sua vida. Só que Lilian não esperava que sua vida fosse mudar completamente daquele dia em diante. Como é possível que a mudança a partir dos 18 anos seja capaz de trazer tantas mudanças?

Após conhecermos um pouco mais dessa parte da vida da nossa personagem, começamos a fazer parte da sua rotina, das suas lutas, alegrias, sofrimentos dos seus sonhos e de suas realizações.  Lilian passou por momentos difíceis, momentos de rejeição da sociedade e de lutas diárias para sobreviver. Afinal, como ela superou tudo isso?

💭

Sabe aquele livro que vai além da biografia?Tempo de imperfeição” é este livro. Ele aborda, sim, a rotina da autora Lilian Vaccaro, mas também traz enormes risadas, momentos de tensão, momentos de falta de ar (e que momentos complicados!) e suspiros em determinados momentos.

resenha
O que mais gostei dessa história é que a personagem é real! É gente como a gente: cheia de problemas e vícios. E claro, um dos seus maiores vícios, que acabou tornando-se seu pior inimigo, foi o Mc Donalds. E isso foi um dos enormes problemas que Lilian encontrou em sua vida, pois após a gravidez, seu marido viajando a trabalho e sua alimentação completamente errada, ela se encontrou acima do peso; acima do que esperava.

Isso seria um problema? Não, mas sua saúde estava em risco. Ela precisaria fazer uma cirurgia e diversos métodos para voltar ao peso anterior. Porém, esse não foi o único problema que ela passou; ela não conseguia arrumar um emprego por conta da sua aparência. Ela não conseguia mais se encaixar nos “padrões” que a sociedade estava impondo.

Desde quando precisamos ter uma beleza exuberante para se encaixar na sociedade? Por que precisamos ser quem eles desejam que sejamos? Esse bullying deixava Lilian completamente arrasada e ela começou a sentir vergonha de si mesma. Mas forte como somente ela é capaz, ela batalhou e lutou por tudo aquilo que acreditava e encontrou força para realizar a cirurgia e passar por grandes momentos de tensão.

resenha De certa forma eu me identifiquei com a personagem. Alguns anos atrás eu sofri bullying por estar acima do peso. Eu era pequena, tinha apenas 6 anos e eu era bem (bem!) gordinha. Passando os anos eu fui emagrecendo e pronto. Não passei por uma cirurgia e nada comparado com a Lilian, mas consegui ter uma visão do livro diferente conforme a leitura fluía. É como dizem: só entendemos quando passamos por uma situação semelhante, não é mesmo?

A mensagem mais importante da história é que você se sinta bem com você mesma, independente se você segue algum “padrão de beleza certo”, se você é loira, morena, tem olhos claros... Você se sente bem? Ótimo. Quem são os outros para julgar como você desse se sentir ou ser? Pense sempre nisso.

Tempo de imperfeição” é uma biografia, mas você terá a oportunidade de conhecer uma mulher incrível, que passou por situações complicadíssimas em sua vida, porém que superou tudo com um enorme sorriso.

resenha

Avaliação: ❤❤❤❤❤
*livro cedido em parceria com a editora.


Título original: Tempo de imperfeição
Escritora: Lilian Vacarro
Editora: Coerência
Ano de publicação: 2018
Páginas: 250
Gênero: Biografia / Memórias

SINOPSE | SKOOB
"Seria muito simples, narrar pra vocês os períodos de primavera, em que sorri, ou corri atrás das borboletas. Seria muito simples, falar que o encanto da vida, se resume apenas em fases felizes. Não são assim os contos de fadas? Eu bem sei disso, afinal, antes de ser uma mulher, sempre fui uma menina.
   Com sonhos, dentre tantas as outras, e com um punhado de ideologias como ser a garota perfeita. Logo chegaria a famosa fase das paqueras, o primeiro beijo, o casamento. AI MEU DEUS! E se eu não estivesse preparada? E se… a menina que existia dentro de mim, não estivesse pronta pra crescer?
   Milhões de dúvidas, muitos caminhos a serem seguidos, e a grande expectativa. Eu vou conseguir (sobre)viver com todos esses anseios?
   Depois de todos esses anos, eu resolvi contar a todos o que eu sei. O que eu vivi na pele, e todos os caminhos que ultrapassei para ser quem hoje, eu sou.
   Embora espero que esteja ciente que este livro não é uma obra baseada em fatos reais. É mais que isso. Este livro é a minha vida. Ou chame-o de uma bela jornada do casulo, ao primeiro voo da borboleta.
   Talvez você se encontre nele. Talvez chore com ele. Talvez esteja ainda vivendo o tempo do casulo. Mas quero trazer uma simples e breve mensagem a você;
   NÃO DESISTA DE VOAR…
   A VISTA É LINDA!
   Vamos voar?"

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi!

    Gostei muito da tua resenha e, apesar de não gostar muito de biografias, fiquei interessada por esse livro.
    Achei o tema super atual e importantíssimo, ainda mais hoje em dia quando as pessoas tem muito problema de auto-estima.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que invejaaa do seu livro autografado! hahaha
    Eu adorei essa leitura, Lilian realmente é gente como a gente, nos representa e nos ensina muito com essa obra :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sobre

PS Amo Leitura surgiu em 2014 com o intuito de compartilhar o meu amor pela leitura com todos.