Resenha | O guardião, de Nicholas Sparks

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Imagine a seguinte situação: seu marido morreu, você está de luto e 40 dias após a sua morte você recebe uma encomenda endereçada a você, mas pelo seu marido. Como assim? Como isso seria possível? Jim, antes de morrer, planejou tudo e foi uma grande surpresa na vida de Julie.


o guardião



"E não se preocupe. De onde estiver, cuidarei de você. Serei seu anjo da guarda, querida. Pode contar comigo para protegê-la." (pág. 10)

Julie estava sofrendo muito com a morte de Jim. Tinha dias que achava difícil suportar a sua ausência, mas após a chegada de uma encomenda, é como se Jim retornasse para a sua vida: dentro desta caixa havia um lindo cachorro! Ele era grande, estabanado e não parava de ganir. Então Julie decidiu que o nome dele deveria ser Singer.

Aonde Julie iria, Singer estava junto com ela. Como ela trabalhava em um salão de cabeleireiro,  ele ficava junto com ela e os outros funcionários do local. Mas, às vezes, Singer escapava para a oficina de Mike que era um grande amigo de Jim e, consequentemente, tornaram-se grandes amigos.


 "Eram os acontecimentos cotidianos que definiam quem ela era." (pág. 17)


o guardião
Mike tem sentimentos e não os esconde por Julie. Mas ao mesmo tempo que os sente, também se sente culpado, pois é como se tivesse "apunhalando" um amigo pelas costas. Ele não tem coragem de chegar e falar abertamente sobre seus sentimentos para ela, então continua ao seu lado apenas como amigo, mesmo que em alguns momentos isso o faça sofrer.

Só que nada é tão simples: Julie está namorando outro homem e isso pode impedir ainda mais Mike de falar sobre seus sentimentos. O que ele não esperava era que enfrentaria situações complicadas para conquistar o amor da sua vida e até mesmo lhe mostrar a real felicidade. Ambos correrão perigo, mas como será que tudo irá acabar?


"Eles eram bons um para o outro. Como costumavam dizer, ficavam ocupados demais rindo juntos e não sobrava tempo para brigar." (pág. 53)


o guardião

"Tinha sido não só a única pessoa em quem pensou antes de adormecer como também a primeira em quem pensou pela manhã, ao abrir os olhos." (pág. 117)

É difícil falar de um livro do Nicholas Sparks e não suspirar. Eu amo tudo que esse homem escreve. Ele tem o dom de te fazer sorrir, te fazer suspirar, te fazer chorar. É uma montanha-russa de sentimentos que me pergunto como ele é capaz de conseguir em cada instante aflorar um sentimento diferente. E claro, com "o guardião" não foi diferente.

Estamos sempre acostumados a falar do Sparks e sempre pensar naqueles "romances melosos", não é mesmo? Mas esse livro, em específico, o autor já mostrou que é capaz de ir além dos romances. Há certo suspense e que deixa o leitor preso do começo ao fim e com aquela sensação de desespero para saber o que irá acontecer logo em seguida.


"Ele me faz rir. Faz com que eu me sinta bem comigo mesma. E já faz muito tempo que não me sinto assim." (pág. 147)


o guardião
O cão - Singer - é um dos personagens mais carismáticos que você encontrará neste livro! Se você tem cachorro, com certeza vai se apaixonar ainda mais por ele; se você não tem, com certeza vai sentir vontade de ter um assim que iniciar essa leitura. Quando dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, é a mais pura verdade. Você descobrirá muito sobre ele nessa incrível história.

Mas não pense que você só sentir amor pelos personagens. Não! Há alguns que você vai ter vontade de fazer com que acorde para a vida; outros você terá vontade de fazer picadinhos. Nicholas realmente sabe como fazer os leitores amar alguns e odiar outros. Além do mais, a emoção fica ainda mais forte porque os capítulos são intercalados entre esses personagens. Ou seja: há muita emoção e mistério neste livro!


" - Eu não tinha escolha.- Sempre se tem uma escolha. Só que algumas pessoas fazem a errada." (pág. 154)



o guardião

Eu já havia lido "o guardião" em 2013. Cheguei a reler em torno de 2014 e com o meu projeto releitura achei que era o momento de viver novamente essa incrível história. Há quem diga que reler não traz a mesma emoção. Bom, para mim reler foi uma deliciosa aventura. Me senti novamente desesperada com os fatos, mesmo sabendo o que iria acontecer. É uma sensação única e inexplicável!


MAIS QUOTES


"No instante em que seus lábios se tocaram pela primeira vez, houve uma vibração quase elétrica que o fez acreditar que aquela sensação duraria para sempre." (pág. 156)

"Ela sempre acreditara que havia dois tipos de pessoas> as que olham pelo para-brisa e as que olham pelo retrovisor. Sempre fora do tipo que olha pelo para-brisa: que se concentra no futuro, não no passado, porque o futuro é a única parte que ainda se pode alcançar." (pág. 193)

"Ele a amava e o que era o amor sem confiança e honestidade?" (pág. 257)



Avaliação: 4,5 ❤


Título original: The guardian
Escritor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano de publicação: 2013 | segunda edição: 2016
Páginas: 352
Gênero: Romance / ficção / literatura estrangeira


SINOPSE | SKOOB
"Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela.
Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado.
   Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha.
Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela.
   Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo."


Confira outras resenhas dos livros do Nicholas Sparks:

14 comentários

  1. Olá.
    Faz um bom tempo que não leio nada do autor, mas porque meio que tinha enjoado dos romances do Sparks, até que sua resenha me deu aquela vontadezinha de novo de reler alguma obra dele. Eu gosto dos mistérios que alguns enredos trazem e espero me apegar aos personagens. Vou anotar a dica!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Ual que livro!
    Eu li apenas um livro do autor e fiquei encantada com a escrita dle, ainda não tive o prazer de ler outros mas assim que der qro mto conhecer.
    Este vai pra minha listinha tbm pq eu amei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oii..

    Suspirei com a resenha!!
    Quero ler esse livro AGORA! Já foi para minha wishlist.
    Mesmo sendo uma fã de romances, acredita que nunca li um livro do Nicholas Sparks? Já assisti filmes, mas livro nenhum. Sinto que preciso mudar isso!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Faz tempo que não leio nada do Sparks. Fiquei animada para ler esse livro, pois ele parece um pouco diferente dos outros, já que tem um pouco de suspense e mistério.
    Adoro narrativas alternadas e a presença de cachorros fofinhos! Singer deve ser um personagem adorável.
    Já quero ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada do Nicholas porque não faz muito meu estilo.. sou chata pra romance..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee, nossa, que trama forte! Eu só de ler o enredo fiquei bem emocionada, eu imagino que seja um livro pra ler acompanhada de lecinhos e chocolate!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Eu não gosto muito do Nicholas Sparks, mas quem sabe eu dê uma chance a esse livro!
    Não conhecia o blog, mas amei conhecer. Estou seguindo!
    Beijos <3

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  8. Já li vários livros do Nicholas e sou simplesmente apaixonada por sua escrita, por acaso esse livro é um dos que não tenho na estante, mas tenho muita vontade de conferir. Gostei de saber do mistério que tem dele, e como não leio nada dele à algum tempo, fiquei super interessada.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Ah, como eu amo os livros do Nicholas Sparks, o problema é que ao mesmo tempo em que aquece o coração, ele nos faz chorar... A única coisa que me incomodou um pouco nesse livro foi esse triângulo amoroso, não curto mto, e claro que já torço pra Julie enxergar logo o Mike, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu desejo muito ler os livros desse autor, sei que são romances super fofos e maravilhosos e bem clichê. Já assistir filme adaptado do livro mas mesmo assim quero ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Tenho sérios problemas com a escrita do Nicholas... Não sinto a mínima vontade de ler suas obras, creio que não sou o público alvo, afinal, não vejo nada além nas sinopses. De todo modo, a obra parece ser muito comovente e peculiar, não está fácil para nenhum dos protagonistas.

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que não leio um livro do Nicholas,mas todos que eu li eu amei demais,adoro a escrita dele,apesar de sempre me fazer chorar kkkkk esse livro eu não conhecia,mas fiquei com aquela vontade ainda mais que tem cachorro ❤

    ResponderExcluir
  13. Por incrível que pareça eu ainda não li nenhum livro do Nicholas Sparks eu fiquei bem interessada em ler esse livro mas eu prefiro começar a minha experiência com o autor com o livro Um Amor Para Recordar

    ResponderExcluir
  14. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer muito a um grande lançador de feitiços chamado Dr.Azaka, que trouxe de volta minha felicidade, trazendo de volta meu ex-amante depois de muitos meses de separação e solidão. Com isso estou convencido de que você é enviado a esta palavra para resgatar as pessoas de um desgosto e também a solução para todos os problemas de relacionamento. para aqueles que têm um problema de relacionamento ou outro,por que não contatar o Dr.Azaka em seu email:Azakaspelltemple4@gmail.com

    ResponderExcluir