Resenha | Cinder & Ella, de Kelly Oram

sábado, 9 de setembro de 2017

Escritora: Kelly Oram
Editora: Pandorga
Páginas: 304
SKOOB

SINOPSE: "Faz quase um ano que Ella Rodriguez, 18, esteve em um acidente de carro que a deixou aleijada, com cicatrizes e sem a mãe. Após uma recuperação difícil, ela foi obrigada a atravessar o país para viver com o pai que a abandonou quando era uma criança. Se ela quiser escapar de seu pai e de sua horrível família adotiva, ela precisa convencer os doutores de que é capaz, física e emocionalmente, de viver sozinha. O problema é que ela ainda não está pronta. O único modo de se curar é se reconectar com a única pessoa no mundo que ainda significa algo para ela: seu melhor amigo anônimo, Cinder. Brian Oliver é a sensação de Hollywood e tem a fama de sempre causar problemas. Existem muitos rumores sobre sua participação no filme O príncipe druída, mas seus assessores dizem que o único modo de passar de adolescente sedutor para ator da lista A é mostrar que seus dias de selvageria ficaram para trás e que agora ele amadureceu. Para aplacar os comentários sobre a reputação de bad-boy, seu assessor arranja um casamento falso com a coadjuvante Kaylee. Brian não está animado com a noiva falsa ou o casamento, mas ele fará qualquer coisa para conseguir sua nomeação ao oscar. Até que o e-mail de uma antiga amiga da internet muda tudo."


Ellammara é uma garota comum, apaixonada por livros e tem um blog onde conta sobre eles, sobre os filmes e tudo que ela gosta; Cinder é um cara que tem a mesma paixão que Ella e acaba comentando no blog dela e é quando eles começam a ter um contato constante.

Cinder, além dessa única semelhança com Ella, ele é completamente o oposto: vem de uma família rica, vive rodeado de pessoas famosas, seu pai tem um grande contato com produtores de filmes e com isso ele é obrigado a guardar um dos maiores segredos de Ellamara; ele tem que guardar sua verdadeira identidade apenas para ele.


"Existem pessoas lá fora que serão capazes de enxergar além das suas cicatrizes e ver a garota lá dentro, mas você não vai encontrá-las se ficar escondida dentro desta casa o dia todo." (pág. 27)

A utilização dos nomes de usuários de Cinder e Ella é por conta de uma trilogia que eles amam mais que tudo, mas não sabem o nome verdadeiro um do outro e não se conhecem. Eles conversam há alguns anos e tornaram-se melhores amigos, e antes de saberem a verdadeira identidade de cada um, Ella sofre um acidente.

O acidente muda a vida de Ella completamente. Ella morava com sua mãe - já que seus pais eram separados e ele vivia com outra família -, mas, infelizmente nesse trágico acidente Ella é obrigada a viver com a nova família que seu pai decidiu a muito tempo viver pois sua mãe faleceu.


"O mundo já parecia mais brilhante. A vida já não era tão ruim quanto tinha sido meia hora atrás. Minha solidão arrasadora havia desaparecido. Não havia uma luz no fim do túnel ainda, mas pelo menos eu já não estava mais sozinha no escuro." (pág. 57)

Perder a mãe em um acidente é algo terrível! Porém essa não é a única marca que Ella irá carregar para o resto da vida: nesse acidente, o seu corpo foi 70% queimado e agora ela só consegue andar por conta de uma bengala. Após passar 8 meses no hospital em coma e fazendo cirurgias por conta do acidente, Ella acaba perdendo o contato com Cinder. Aliás, como alguém iria identifica-lo apenas com um username de personagem de livro?

Quando Ellamara chega nessa "nova família", ela será obrigada a aguentar as provocações de sua meia-irmã - Anastácia - e a única mais gentil, até o momento, é Juliete - sua outra meia-irmã. O que mais de ruim poderia acontecer? Ella estava sofrendo a morte da sua mãe, as suas limitações e o bullying por conta de suas cicatrizes e o seu único refúgio seria Cinder, mas será que ele ainda se lembra dela?



Que história mais fofa, engraçada, triste e uma montanha russa de emoções é essa?! Cinder & Ella é uma releitura de um conto de fadas completamente drástico e emocionante. Confesso que logo quando comecei a leitura não esperava tanto do livro, achava que era apenas mais uma releitura simples, mas não. O livro é completamente envolvente do começo ao fim!

Mesmo após o acidente e tudo que mudou em sua vida, Ella demonstrou não se importar com o bullying que vinha sofrendo - e não era somente pela sua meia-irmã, mas também por outros companheiros da escola -, mostrou-se completamente forte em relação a tudo e completamente determinada em seguir sua vida.


"A verdadeira beleza está dentro das pessoas. Se você se sente bonita, então vai parecer bonita para os outros, não importa o que esteja na superfície." (pág. 137)

Os capítulos são narrados no ponto de vista de Ella e de Cinder fazendo com que o leitor entenda os sentimentos que estão aflorando de ambos os lados, mostrando além de uma amizade virtual o amor que surgiu entre eles com uma paixão em comum: os livros.

Logo de cara já me identifiquei com a personagem por conta dela amar literatura e por ter um blog voltado a isso. Assim como também me identifiquei por conta da amizade por conta dos livros. Depois que criei esse universo, conheci pessoas incríveis e que quero manter sempre comigo - mesmo com a questão geográfica! Como não adorar uma personagem assim?


"Vocês se amam. Não desista disso porque está com medo. Vai ser duro, mas qualquer coisa que valha a pena sempre é difícil." (pág. 248)

Uma das grandes lições desse livro é como você tem que enfrentar o mundo cruel em que vivemos após um terrível acidente; é saber lidar tudo de cabeça erguida e ser superior a qualquer um. Mostra também que o amor é capaz de superar qualquer barreira, qualquer problema, qualquer diferença. E, independente de tudo, sempre há aquela "luz no fim do túnel" e aquela pessoa capaz de te fazer enxergar as coisas belas da vida.

Um livro com uma narrativa simples e rápida que vai fazer o seu coração se aquiescer em alguns momentos entre Cinder & Ella, assim como fará que seu coração sofra com as tragédias que Ella passou na sua vida. É uma leitura completamente envolvente, então deixe-se envolver por essa escrita maravilhosa e apaixone-se por essa releitura!

Avaliação: ❤❤❤❤❤
*livro cedido em parceria com a Editora Pandorga.

2 comentários

  1. Oi. Menina, quando li esse livro, desde o comecinho eu chorei tanto. Eu me senti tocada por tudo que a Ella passou e não conseguia entender como as pessoas poderiam ser tão insensíveis com ela, principalmente o pai que era um idiota no começo. Ele tocou meu coração e o guardo com muito carinho.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixou meu coração apertadinho também. Como as pessoas são insensíveis, não é mesmo? Mesmo após um acontecimento tão traumático na vida dela e ainda existem pessoas capazes de agir daquela forma.
      Esse livro conquistou um grande espaço no meu coração <3

      Beijos.

      Excluir