Resenha | Uma janela para o céu, de Marina Machado

domingo, 9 de julho de 2017

Escritora: Marina Machado
Editora: Novo Século
Páginas: 286


SINOPSE: "Julyana Barocci é o perfeito retrato da mulher contemporânea: ela é determinada, bem-sucedida e tem o emprego dos sonhos. Agora, aos 35 anos, percebe que conquistou tudo o que queria. Bem, quase tudo. Quando o assunto é relacionamentos, o retrato não é tão fiel assim.
Em Uma janela para o céu, Julyana narra com bom humor suas aventuras e inseguranças na busca por seu par ideal. Com o súbito aparecimento de seu pai desconhecido, ela descobre os fatos que a fizeram se separar do único namorado a quem amou de verdade – e de quem ficou separada por vinte anos.
Essa visitinha do passado veio para esclarecer questões mal-resolvidas ou para complicar a vida de Julyana de vez?"


Em "uma janela para o céu" nós vamos conhecer Julyana. Um mulher determinada, bem-sucedida e tem o emprego dos sonhos. Mas nem tudo em sua vida foi perfeito.

Julyana nasceu e viveu até uma parte de sua adolescência em Minas Gerais junto com sua mãe e seu padrasto. Nunca soube realmente quem era seu pai biológico e sua mãe nunca contou nada além de "filha do carnaval". Essa dúvida permaneceu por anos com ela.


"Não consigo parar de me atormentar com os "se" da vida. Em vez de me apegar às coisas que fiz e deram certo, me apego à ladainha da vida comum. Estou cercada por alternativas, pelo que poderia ter feito. Pensamentos, assim, são como uma espécie de ácido corrosivo." (pág. 23)

Depois de um tempo, sua mãe decidiu que era hora de Julyana ir para São Paulo e concluir todos os seus estudos por lá. No começo ela não entendeu o motivo de sua mãe fazer isso, somente mais tarde descobriu o que realmente aconteceu. Em São Paulo foi onde Julyana conseguiu o emprego dos sonhos: ela trabalha em uma editora.

Tudo estava indo bem até quando Julyana decide fazer uma surpresa de aniversário para o seu namorado, vestida de coelhinha (referência a Bridget Jones), quando o encontra com outra mulher. Desilusão, frustração e decepção atinge Julyana. E as surpresas não param por aí: Julyana acaba descobrindo sobre seu pai biológico, descobre o verdadeiro motivo de ido para São Paulo e é onde volta para Minas Gerais para mais respostas e que somente sua mãe será capaz de lhe dar. 


"Há momentos do seu dia para os quais você se planeja. Prepara. Mas nada do que planejou acontece." (pág. 57)


"As frustrações fazem parte da vida, são com elas que crescemos e nos tornamos pessoas melhores. Faz parte do amadurecimento, nos dá força para seguir." (pág. 73)

"Uma janela para o céu" é um ótimo chick-lit. Nele vamos conhecer a Julyana com 35 anos e mesmo com sua vida estável, ainda corre atrás do que sempre desejou e vai em busca de todas as respostas para que sua vida fique realmente completa. Mostra que realmente não há idade para viver seus sonhos.

Em alguns momentos eu fiquei pensando: "Mas por que você vai fazer isso, Julyana? Deixa essa história para lá, não vai dar certo", e por mais brava que eu tenha ficado com a personagem fazendo tal ato, no final entendi que era algo que ela precisava. Algo que precisava para seguir em frente. Encontrar as respostas foi algo que ela sempre quis e após descobrir viveu intensamente.

"Ah, o que seria de nós se não fosse a esperança. Nossa cabeça trabalha sempre para enxergarmos uma estrela cadente, ou uma luz no fim do túnel e desviar do buraco negro que, às vezes, quer nos engolir." (pág. 97)

Nesse livro também somos apresentados a personagens engraçados e descontraídos, como por exemplos as amigas de Julyana, Alice e Paola. Elas aparecem bastante na história, principalmente através de conversas por WhatsApp e o que posso dizer é que realmente são melhores amigas dela. Há também o personagem Daniel que trabalha na editora e que fará Julyana enxergar as coisas de outra forma.

A escrita da Mariana é realmente fluida e leve. Ela nos apresenta um romance intenso e divertido, cheio de altos e baixos, assim como a vida, e que te fará refletir em determinados momentos.

"Uma janela para o céu" é uma montanha-russa de emoções: uma hora você vai sofrer junto com a personagem; outra hora você vai rir com suas aventuras; em outra você vai sentir raiva de determinadas atitudes para a idade dela; em outras você vai ficar feliz com a sua decisão final.


  • MAIS QUOTES
"A dor nos faz chorar, sofrer e, às vezes, nos faz querer parar de viver até que algo surja e nos convide à vida de novo." (pág. 105)

"A vida passa rápido demais, por isso é importante sonhar, errar, acreditar e amar, em todas as fases." (pág. 180)

"O amor romântico é sempre assim, incompleto; algo o torna impossível. Mas a paixão nunca se perde, ela faz parte da essência. A paixão é o ponto mais alto da emoção do ser humano." (pág. 187)

"Tudo passa! O vento, a chuva, o furacão e, então, surge um sol brilhante, o quela te mostra que hoje é um novo dia e que sua vida somente engradece, se você mudar." (pág. 205)

"Acabar com todos os "se" da sua vida, ou eles acabarão com você." (pág. 235)


Avaliação: ♥♥♥♥
*livro cedido em parceria com a autora.

11 comentários

  1. Oieee, acho que é a terceira resenha positiva que leio desse livro, mega curiosa! Acho que vou curtir a protagonista e amo um chick-lit!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que só tenha lido resenhas positivas referente a esse livro!
      Eu realmente gostei bastante e se você ama chick-lit, pode apostar nesse livro sem medo porque você vai amar.

      Beijos.

      Excluir
  2. Adoro chick lits e gosto muito da capa desse livro *-*
    Gostei muito do que li na sua resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa capa realmente está linda demais!
      Fico feliz que tenha gostado e espero que leia o livro e tenha uma excelente experiência <3

      Beijos.

      Excluir
  3. Hey!
    Não sou a maior fã de chick lit, mas só pelo fato da protagonista ser toda decidida, estar na fase dos 30 e trabalhar em uma editora, já anotei aqui! A capa também é maravilhosa, e sua resenha veio como um convite para ler o livro. Fiquei curiosa! Principalmente sobre essa história do pai e da mãe dela, o motivo para ir a São Paulo e a traição do namorado.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me aventurando nesses personagens mais maduros e estou gostando bastante.
      A capa realmente está linda! E estou completamente feliz em saber que minha resenha tenha sido um convite para ti.
      Espero que você leia e goste tanto quanto eu <3

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi.
    Eu precisei vir aqui pra saber mais detalhes do que achou da leitura.
    É tão bom ler que você também curtiu.
    Eu amei tanto essa história e a Paola com suas neuras 😂.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão legal saber que mais uma pessoa teve uma boa experiência com a leitura, assim como eu.
      Adorei como tudo ocorreu e não mudaria nadinha rs.

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!
    Primeira resenha que leio desse livro depois do lançamentos e já me deixou muito emocionada através dessa quotes que você deixou. A história realmente é linda, não leio muito livros nacionais mas já li um apenas no momento é amei bastante, com certeza vale a pena conhecer autores do nosso país é dar uma chance para livros assim. Esse já entrou na lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente apresenta quotes maravilhosas, não é mesmo?
      Eu não costumava também ler livros nacionais, porém comecei a dar espaço para eles e até mesmo para mim, e tem sido uma experiência incrível! Espero que você leia esse, entre outros nacionais, e goste muito da leitura!
      Fico feliz que pela minha resenha já tenha adicionado ele na sua wishlist <3

      Excluir
  6. Ah, que legal!
    Fico feliz que alguém tenha se identificado da mesma forma que eu :D

    Beijos.

    ResponderExcluir