Resenha | O sol também é uma estrela, de Nicola Yoon

sábado, 29 de julho de 2017

Escritora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 288

SINOPSE: "Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
   Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
   O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?"

Natasha: ela não acredita no amor. Acredita na ciência. Mora no EUA desde quando tinha 8 anos e seus pais vieram da Jamaica, porém estão ilegalmente vivendo no país e prestes a serem deportados.

Daniel: ele acredita no amor e não na ciência. Nasceu no EUA, mas é de uma família coreana. Seus pais querem que ele curse uma faculdade de medicina para ter um carreira que ele mesmo nunca teve, mas seu maior sonho é ser escritor.


💬 "O senhor tem alguma ideia de como é não se encaixar em lugar nenhum?" (pág. 26)

"O sol também é uma estrela" vai contar a história no ponto de vista de Daniel e Natasha. São diferentes, mas ao mesmo tempo completamente parecidos. Não se conhecem até o momento em que Daniel acaba seguindo Natasha por uma loja e ajudando-a com seu ex namorado.

Depois dessa ajuda, Daniel segue para a sua entrevista para a faculdade e Natasha segue para seu horário com o advogado. Porém Natasha está na frente de Daniel. Mesmo ela achando que ele está a seguindo, ele a salva novamente - dessa vez de quase ser atropelada. E então ela decide que passar algumas horas que possui vaga com ele não seria uma má ideia.


💬 "Ninguém quer acreditar que a vida é aleatória. Meu pai diz que não sabe de onde vem meu ceticismo; mas não sou cética. Sou realista. É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo. Simplesmente acontecem." (pág. 34)

E foi assim que eles se conheceram e descobriram sentimentos inexplicáveis. Mas será mesmo que apenas o amor será capaz de sobreviver?


Que livro mais fofo! Esse livro foi o meu segundo contato com a autora - sendo o primeiro "tudo e todas as coisas" - e mais uma vez  tenho que dizer que amei essa leitura!


💬 "Os seres humanos não são criaturas razoáveis. Em vez de governados pela lógica, somos governados pelas emoções. O mundo seria um lugar mais feliz se o oposto fosse verdade." (pág. 43)

O livro flui com perfeita facilidade. Possui algumas frases impactantes e que também te faz refletir sobre a vida, mas o que eu mais gosto e admiro na escrita da Nicola, é apresentar personagens de diferentes raças/etnias. Ela realmente sabe abordar tudo perfeitamente!

Por mais que eu tenha amado esse livro, infelizmente o final me decepcionou um pouco. Após todos os acontecimentos eu confesso que esperava um final diferente, porém foi muito "sessão da tarde". Clichê? Talvez. Mas acredito que poderia ter sido diferente e melhor. Não consigo compreender como uma história tão emocionante como essa tenha tido um final como aquele.


💬 "As pessoas passam a vida inteira procurando o amor. Mas como a gente vai confiar numa coisa que pode acabar tão subitamente quanto começa?" (pág. 53)

De qualquer forma, todos precisam conhecer a história de Natasha e Daniel. Um livro repleto de reflexões e ensinamentos, que te fará suspirar e preencherá o seu coração.


MAIS QUOTES


💬 "Há uma expressão japonesa da qual eu gosto: koi no yokan. Não significa exatamente amor à primeira vista. É mais parecido com amor à segunda vista. É a sensação que a gente tem quando conhece uma pessoa por quem vai se apaixonar. Talvez você não a ame imediatamente, mas é inevitável que acabe amando." (pág. 65)

💬 "O amor é muito mais complicado do que isso. Não é só uma questão de escolher duas pessoas e fazer com que elas se façam algumas perguntas e aí o amor floresce. A lua e as estrelas estão envolvidas. Tenho certeza." (pág. 71)

💬 "Somos capazes de grandes vidas. De uma grande história. Por que aceitar menos? Por que escolher a coisa prática, a coisa corriqueira? Nós nascemos para sonhar e fazer as coisas com as quais sonhamos." (pág. 85)

💬 "Em geral sou a favor de saber a verdade, mesmo que a verdade seja ruim. Não é o modo mais fácil de se viver. Às vezes a verdade pode doer mais do que a gente espera." (pág. 94)

💬 "Talvez parte de se apaixonar por alguém também seja se apaixonar por si mesmo." (pág. 124)

💬 "Mas agora tenho certeza de que cada acontecimento teve como propósito me trazer para ela, para nós, para este momento - e para este momento nos levar para o resto da nossa vida." (pág. 145)

💬 "O problema de se apaixonar, de cair de quatro, é que a gente não tem o controle da queda." (pág. 159)

💬 "A vida não passa de uma série de decisões, indecisões e coincidências idiotas às quais decidimos dar significado." (pág. 163)

💬 "Algumas pessoas existem na nossa vida para fazer com que ela seja melhor. Algumas existem para deixá-la pior." (pág. 207)

💬 "Quero coisas às quais possa dar um nome e algumas coisas às quais não possa. Quero que este momento dure para sempre, mas não quero perder todos os momentos que virão. Quero todo o nosso futuro juntos, mas quero aqui e agora." (pág. 217)

💬 "E, se a confiança é um dos fundamentos do amor, talvez o costume de olhar nos olhos seja um modo de contruí-la ou reforçá-la. Ou talvez seja mais simples do que isso." (pág. 226)

💬 "Têm a sensação de que a duração de um dia é mutável, e que do início jamais dá para ver o final. Têm a sensação de que o amor muda todas as coisas o tempo todo. 
É para isso que existe o amor." (pág. 268)

Avaliação: ❤❤❤❤

2 comentários

  1. Olá!
    Estou com uma imensa vontade de ler esse livro. A história, o romance são uma fofura para mim. O livro mostrará de como eles enfrentaram essa barreira com todos os problemas que surgirem, comcerteza uma premissa maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Nicola são fofos ao extremo e esse não foi diferente.
      Enfrentam realmente uma grande barreira, mas no final é incrível como tudo acontece.
      Leia e se apaixone por ele <3

      Excluir