Resenha | As suas lembranças são minhas, de Cecelia Ahern

domingo, 5 de março de 2017

Escritora: Cecelia Ahern
Editora: Rocco
Páginas: 352


Sinopse: "Depois de perder o bebê e enfrentar uma separação, Joyce volta a viver com o pai viúvo, enquanto Justin deixa a América para lecionar numa universidade irlandesa. Ao se encontrarem, os dois sentem uma estranha conexão."


"As suas lembranças são minhas" é um livro da Cecelia Ahern, lançado em 2008 pela Editora Rocco. Atualmente seus livros são publicados pela Editora Novo Conceito.

O livro traz a história de Joyce e Justin. Eles não se conhecem, mas há uma conexão. Joyce mora na Irlanda e acaba de sofrer uma grande perda: após escorregar da escada, ela perdeu o seu bebê; Justin mora em Londres e está dando palestras na Irlanda quando é persuadido em doar sangue já que sempre há alguém precisando.
"É uma coisa chamada amor. Uma palavrinha simples. Se pelo menos ela não significasse tanto." (pág. 52)
Pode parecer egoísta, mas Justin gostaria de que as doações não fossem anônimas e soubesse quem ele está salvando. Gostaria de receber o "muito obrigado" por conta do seu ato.

Após a doação, coisas estranhas começam acontecer na vida dele e de Joyce: lembranças de coisas que nunca viveram; pessoas que nunca viram e mudanças no estilo de vida. Mas o que será tudo isso? É quando Joyce vai atrás de explicações e somente o doador de sangue pode explicar.

"Há algo irritante em ser forçado a olhar para si mesmo quando não está disposto a encarar coisa alguma. Algo indigesto e real do qual você não pode fugir. Você pode mentir para si mesmo, para a sua mente o tempo todo, mas quando se olha de frente, bem, você sabe que está mentindo." (pág. 56)
A premissa do livro é completamente instigante. Quando comecei a leitura já estava ansiosa para o desenrolar da estória, mas após os primeiros capítulos já gostaria que tudo se resolvesse rapidamente. Motivo? Leitura completamente arrastada.

Para quem me acompanha, sabe o quanto eu amo a escrita da Cecelia, porém esse livro foi uma decepção. Tinha tudo para ser surpreendente, mas tornou-se cansativo, com personagens irritantes e demorou demais para desenrolar e quando ocorreu (nos últimos capítulos!), fim. O livro terminou.
"Algumas vezes precisamos de toda a força que pudermos conseguir, simplesmente para nos manter em pé." (pág. 87)
Cecelia detalhou cenas que, ao meu ver, eram desnecessárias e deixou as respostas para o final (literalmente!) e ainda faltaram respostas. Sem contar nas repetições de palavras, como por exemplo, "oh". Isso foi realmente incomodo, ainda mais de três vezes no mesmo capítulo.

Claro que essa é a minha opinião. Li coisas positivas no Skoob e acreditei que seria tudo o que li, mas não. Porém se você deseja ler esse livro, vá em frente. Mas deixo minha recomendação: não crie expectativas.


"Porém, com frequência, as decisões fáceis são as decisões erradas, e às vezes sentimos como se estivéssemos andando para trás, quando, na verdade, estamos indo para frente." (pág. 137)
Sei que "as suas lembranças são minhas" foi apenas o quinto livro da autora (sendo o primeiro PS Eu te Amo) e fico extremamente feliz por sua escrita ter melhorado tanto e hoje ser uma das melhores escritoras na minha opinião! Mas infelizmente esse livro deixou um pouco a desejar.

Avaliação: 

12 comentários

  1. Oi,
    Pena que o livro deixou a desejar, achei interessante a premissa, mas confesso que fiquei com duvida se leria ou não.

    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a premissa é incrível mesmo, mas infelizmente a estória foi bem arrastada. Como eu disse: não crie expectativas. Isso é tudo que posso lhe dizer rs.

      Beijos e boa quinta.

      Excluir
  2. Oi!!
    Puxa, que pena que o livro decepcionou! Eu também gostei dos livros da Cecelia que li, mas pelo jeito esse não é tão bom. Vou deixar passar!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo a Cecelia. Amo quase todos os livros dela que li, mas esse, infelizmente, deixou um pouco a desejar mesmo. :(

      Beijos.

      Excluir
  3. Puxa, é muito ruim quando um autor demorar para desenrolar uma história! É uma pena, a premissa e bem interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a Cecelia tenha melhorado isso nos últimos livros, pois agora amo a escrita dela rs. Realmente foi uma pena porque tinha tudo para ser um livro incrível.

      Beijos.

      Excluir
  4. Eita! A história parecia ótima, fiquei chateada só de ler a resenha, imagina se fosse o livro! Mas assim é a vida, as vezes os autores erram a mão. Ainda não li nada dessa autora, tenho vontade de ler PS, mas estou evitando os romances.

    Bjs

    Http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite: se você ler os novos livros da Cecelia, até mesmo PS, você vai amar a escrita dela. Caso queira ler um livro antigo da mesma, leia "se você me visse agora". É lindo!

      Beijos.

      Excluir
  5. Poxa, no início do post eu já tava louca pra ler a história, mas aí você falou que a história é arrastada e toda a vontade foi embora. Realmente tinha tudo pra ser um livro instigante, é uma pena que a autora tenha se perdido na escrita </3
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente foi uma pena. Tentei me apegar ao livro de diversas formas, mas não funcionou.

      Beijos.

      Excluir
  6. A história tem uma premissa bem interessante mas o fato de ser uma leitura arrastada realmente é algo com que se preocupar. Eu gosto muito quando me envolvo com os personagens e quando eles me prendem a ponto de eu não conseguir largar até chegar o final. Uma pena que ficaram pontas soltas também.
    Amei a resenha amiga!

    beijinhos

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa é o envolvimento do leitor com o personagem. Uma pena quando o autor não consegue transmitir o esperado.

      Obrigada, amiga. Beijos!

      Excluir