Resenha | Espada de vidro, de Victoria Aveyard

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Escritora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Sinopse: "O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter."
"Me tornei mais do que jamais seria capaz de sonhar. Isso me assusta." (pág. 73)
Espada de Vidro é o segundo livro da trilogia A Rainha Vermelha, sendo também que há um livro complementar da série (Coroa Cruel) com contos da Rainha e da Guarda Escarlate: resenha

Explicando um pouco sobre A Rainha Vermelha: O mundo deles é dividido entre sangue vermelho e sangue prateado onde pessoas da alta sociedade representam o sangue prateado e os sangues vermelhos servem essas pessoas. Mare Barrow é uma exceção: ela é vermelha, mas com poderes prateados. Como isso seria possível? (Leia mais em: resenha).
"E, se aprendi alguma coisa nos últimos dezessete anos, principalmente no último mês, é que nada é fácil." (pág. 180)
Antes de sua revelação para o mundo, Mare descobre que há mais pessoas com sangue vermelho e poderes prateados. Ela se denomina e os denomina como sanguenovos. Há uma lista com diversos nomes e espalhados por todos os lugares e ela quer salvá-los antes que o Maven o encontrem. Então Mare consegue fugir e junto com a Guarda Escarlate vão começar uma aventura em busca dos sanguenovos.

Após o resgate de sanguenovos, Mare e a equipe começa a treiná-los para usar o poder, principalmente os mais novos que não sabem como controlá-los. Estão ficando cada vez mais forte para enfrentar Maven e todos os Prateados que estão em sua caça.
"Não podemos escolher quem amamos. Bem que eu gostaria, mais que qualquer outra coisa." (pág. 280)
"Não é medo, não é raiva. Não, é outra coisa. Saudade." (pág. 359)
Busca, luta, sangue, dor, morte: o livro caracteriza-se nisso. Há uma busca interminável dos prateados e até mesmo dos vermelhos por Mare e sua equipe; Luta entre sangue vermelho e prateado; Morte de várias pessoas e de pessoas que você nem imaginava. 

Esse livro tinha tudo para ser melhor que o primeiro, mas infelizmente não funcionou para mim. A escrita foi bem construída em alguns pontos, mas em outros deixou a desejar. Quase no final, a escritora escreveu alguns fatos rápido demais que foi difícil processar como tudo aconteceu num piscar de olhos (tive que retornar a leitura para entender o que havia acontecido). Já no começo do livro foi tudo bem detalhado, mas detalhes que não eram tão necessários, o que tornou uma leitura arrastada.


"Nenhum coração pode ser verdadeiramente conhecido, nem mesmo o meu próprio." (pág. 472)

 

Gostei como o livro terminou. É um final vago esperando a resposta que será encontrada no último livro da trilogia. Mas se não houvesse outro livro, acho que pela leitura ter sido cansativa, um final vago teria sido suficiente para finalizar a série. Porém, o próximo livro da série - a prisão do rei - promete grandes emoções.

Enfim, o livro foi uma montanha-russa para mim: gostei algumas partes, não gostei de outras. Espero que o próximo livro traga todas as respostas que eu espero desde o primeiro, principalmente: como é possível ser vermelho com sangue prateado? 



Avaliação: ♥ ♥ ♥

4 comentários

  1. To querendo ler o primeiro livro faz muito tempo!! Aí você me deixa ainda mais curiosa e com vontade >.<

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom deixar as pessoas um pouco curiosa e com mais vontade de ler hahaha <3 Beijos!

      Excluir
  2. Oi, tenho muita vontade de ler essa trilogia. Livros arrastados é um pouco chato, espero não me decepcionar com esse hahaha bjos

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ele te traga uma experiência melhor. Infelizmente não funcionou tanto comigo. :/ mas de qualquer forma, quero ler o último livro da trilogia que promete e muuuito!

      Beijos.

      Excluir