Resenha | E se for você?, de Rebecca Donovan

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Escritora: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
Páginas: 416

Sinopse: "Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. 
Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.
Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.

Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa."50)

"E não importa o quanto eu goste da transformação: ninguém muda de maneira tão drástica. Não sem motivo." (pág. 50)
O livro é narrado no ponto de vista de Cal - sendo no final de cada capítulo contado no passado por Richelle ou Nicole.

Nicole mudou-se para a mesma cidade de Cal quando ainda era criança. Sua família era bem rígida e ela tinha que ser "a garota perfeita". Richelle era uma garota cheia de vida e ao ver a nova vizinha, não exitou em ir até lá convidá-la para brincar. É linda a amizade que as duas criam logo de cara. Com essa amizade, Richelle apresenta Cal e Rae - seus outros amigos. Eles são inseparáveis... até o ensino médio. Tudo muda quando Richelle vai para outra cidade e Nicole conhece outras pessoas e acaba se afastando de Cal.
"Acontece de você desejar poder fazer alguma coisa de novo? (...) Tantas vezes penso sobre alguma decisão que tomei e me questiono: 'E se eu tivesse feito diferente? Quem eu seria? Como seria minha vida? E se...?'." (pág. 78)
Mas como eu disse no começo, é narrado por Cal. Anos depois se passaram e ele não teve mais contato nenhum com Nicole ou Richelle. Apenas com Rae que continua sendo sua melhor amiga, sempre ao seu lado. Quando pensou que teria superado a perder a amizade de suas outras amigas, as coisas mudam quando Cal está em uma festa e vê uma garota tão parecida com Nicole... Mas ela é Nyelle.
"Mas essa garota me deixa feliz. Frustrado, também. Mas sobretudo feliz. E por isso vou aproveitar cada segundo que tenho com ela." (pág. 250)
"Apenas seja feliz. Não importa o que houver. Seja feliz." (pág. 315)
Cal fica obcecado com essa garota e tenta se aproximar dela e saber mais, mas ela vive se afastando, o evitando. Será mesmo que ela é a garota na qual ele sempre foi apaixonado? Uma de suas melhores amigas? Se for, o que a fez mudar tanto, até o nome?

Esse livro é incrível! Rebecca soube colocar tudo de uma forma incrível, fazendo com que o leitor sinta a emoção de cada personagem. É quase impossível não se encantar por cada um. E quando chega o último capítulo... você perde o fôlego. É maravilhoso e chocante ao mesmo tempo, pois eu não esperava por aquele final. Cada capítulo deixa um mistério no ar e quando percebe, o livro chegou ao fim.
"As memórias são como choques elétricos, acordando-a do esquecimento. E elas machucam. Como interrompo essa dor?" (pág. 369)
Esse livro vai te fazer rir e bastante, vai te deixar transbordando de curiosidade e em alguns momentos te deixará de coração apertado. Mas vale a pena cada linha. Sabe quando você pensa que será mais um livro clichê (mesmo adorando)? Aí o livro vem e surpreende você da melhor forma possível.

Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

2 comentários

  1. Olá! Ainda não tinha lido resenha desse livro, fiquei contente que tenha te agradado. Acho a premissa dele bem legal, então fiquei curiosa.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei bastante o livro e como tudo ocorreu... Leia. Você vai gostar. :D

      Beijos.

      Excluir