Resenha | Fangirl, de Rainbow Rowell

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Escritora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 424
Sinopse: "Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida - e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. 
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto."
"É que... não se pode desistir às vezes? Não é OK dizer 'isso tá me machucando demais, então vou parar de tentar'?" (pág. 242) 

O primeiro livro que li da Rainbow, eu me encantei com a sua escrita! Eleanor & Park, na verdade, se tornou um dos meus favoritos. Quando li Ligações desanimei um pouco, mas após finalizar a leitura de Fangirl, me deixou com mais vontade de ler mais obras da escritora.

Em Fangirl, nós conhecemos as irmãs gêmeas Cath e Wren. Apesar de serem gêmeas são bem diferentes, exceto pelo fato de ambas gostarem da série de livros Simon Snow (que tá na cara que foi inspirado em Harry Potter rs). Foram criadas pelo pai, pois a mãe as abandonou quando tinham 8 anos.

Cath é completamente introvertida, anti-social. Gosta de viver isolada em seu mundo escrevendo fanfic do Simon; Wren já é completamente o oposto. É completamente sociável e extrovertida. Antes de chegarem na faculdade, ela ajudava Cath com essa fanfic, mas acha que está na hora de crescer e amadurecer.

Quando chegam na faculdade, Wren quer a sua liberdade: não quer dividir o quarto com a sua irmã. Então ambas começam entrar em um pequeno conflito. Cath quando entra em seu quarto logo conhece o Levi (apaixonante, por sinal!). Ela achou que dividiria o quarto com um garoto, pois nessa faculdade os quartos são mistos. Mas logo descobre que a sua companheira de quarto é a Reagan, uma garota completamente descolada.


"Tudo o que eu queria agora é consertar as coisas, fazer você ver como eu me arrependi e o porquê de ter que me dar mais uma chance. E só quero saber... você tá torcendo por mim?" (pág. 266)
Mesmo na faculdade, Cath não quer abrir mão da sua fanfic, não quer viver no mundo real, mesmo tendo incentivo da sua colega de quarto e de Levi e, em partes, da sua irmã. Mas Cath apenas sente falta de casa e quer continuar isolada no "seu mundinho". Porém, em sua aula de Escrita de Ficção, ela se vê obrigada a interagir e fazer grupo de estudo. É quando ela conhece Nick.

Mas, como em toda fase de amadurecimento, começam a surgir os problemas com garotos, festas, bebidas... Porém, Cath é mais centrada do que a sua irmã Wren. E fica visível no livro como um semestre pode mudar alguém, tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim. E claro, o amor é capaz de mudar qualquer um.

O livro tem uma narrativa fácil e popular, simples. É gostosa de ser lida. Rainbow sempre consegue cativar o leitor com a sua escrita, mas confesso que achei o livro cansativo nas partes com as fanfics. Não gosto muito dessas coisas, então confesso que, às vezes, eu não lia essas partes. 

Também gostei das partes entre irmãs: um amor verdadeiro. E senti falta de uma explicação final para um determinado personagem. Exceto isso, é um livro bom. E se você gosta de fanfic e amor juvenil, vai amar este livro.

Avaliação: ♥ ♥ ♥

Postar um comentário